14 dezembro, 2006

Hipocrisia: uma necessidade?

" A hipocrisia é o acto de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando representar ou fingir.
Um exemplo clássico de acto hipócrita é denunciar alguém por realizar alguma acção enquanto realiza a mesma acção."

Ultimamente, tenho detectado hipocrisia em todo o lado. Numa busca de afirmação perante si e principalmente perante os outros, as pessoas fazem bandeira dos seus princípios, valores, das suas posições tão rectas, tão decididas, tão sensatas, tão melhores. Ainda quando nada lhes é perguntado, acusado, posto em causa.
Mas quem mais fala, mais corre o risco de ver o dedo apontado.
Porque a mentira tem perna curta e ninguém consegue permanecer muito tempo na sombra da hipocrisia. Um conselho: saiam cá para fora.
Assumam-se!
Uma das coisas que gosto na Política é essa abertura: toda a gente sabe que há hipocrisia. Uns mais hipócritas que outros; normalmente quem adopta posições mais extremistas cai mais nessa armadilha. Há tanta noção da existência de hipocrisia, que quase deixa de o ser.
Choca-me sim a hipocrisia nas relações entre amigos, colegas, pares. Essa sim é que me assusta. Afecta de modo intenso a confiança que se deposita nessa pessoa. Se não podemos acreditar no que diz, nem no que faz, como sustentar uma relação? Se a pessoa defende algo que vai contra aquilo que, na verdade, faz, não o assumindo, será que é merecedora de alguma credibilidade? Essa pessoa engana os outros e a si mesma. Concerteza não está em paz com aquilo que é nem com aquilo que faz; pois, se estivesse, não seria hipócrita. Não sentiria necessidade de mostrar aos outros o inverso das suas acções.
Parece haver uma crescente necessidade de ser hipócrita. Pode ser ingenuidade minha, mas achava que à medida que amadurecemos deixamos de ter atitudes deste género. Pensava que isto tinha mais a ver com a idade, com a época da adolescência, com o descobrirmo-nos a nós próprios, termos medo do que vamos encontrar e acabávamos por cair em pequenas contradições. Chego agora à conclusão que não tem a ver com a idade; ou secalhar até tem! Secalhar quanto mais velhos, mais tendência para a hipocrisia.
Será que é este o ambiente que vou encontrar no mercado de trabalho? Isso assusta-me. Assusta-me a falta de transparência.
Todos nós já fomos, alguma vez na vida, ou várias, hipócritas. A virtude está em saber emendar o erro: assumindo.
Uma pessoa que nunca assuma a sua hipocrisia será sempre uma pessoa com duplos padrões, uma espécie de esquizofrénica.
Hipocrisia: uma necessidade? Não... uma cobardia.

Comments:
Caro colga da FDL, com o nick "sempre contigo!": obrigada, desde já, pela atenção que dispensaste a ler o meu blog. Não posso, no entanto, deixar de dizer que achei o teu comment tanto ridículo como curioso; ridículo, porque percebi onde querias chegar e tendo em conta que este é um blog pessoal, acho que é completamente descabido. Depois, porque concerteza me conheces e tiveste medo de assinar... será que serias então tu acusado de hipocrisia? Não sei... Acho curioso porque de tantos posts que aqui tenho, só este foi comentado por ti. Porque será? A carapuça serviu? Ganhavas muito mais em ter assinado.
Em relação concretamente ao conteúdo do teu comment, podias ter sido mais directo ainda; já que não assinaste... Mas deves estar completamente obsecado por estas histórias das Listas! Se viste nisto logo uma oportunidade para mandar essas boquinhas... Enfim! Gostei especialmente do "está por perto..." em género de suspense... uhhhh que medo! ;)
Também não entendi porque disseste o "devias então olhar..."... mas não fui eu a primeira a dizer que este post surgiu do que tenho observado à minha volta? Então concerteza também olhei para quem convivo de perto! Para além disso fiz questão de deixar questões políticas ou pseudo-políticas bem de lado: nesses casos, a hipocrisia, sinceramente, não me choca. Faz parte.
Se entendeste, e acredito que sim, tudo o que escrevi, então não entendo porquê ainda a necessidade de escrever um comment anónimo e trazendo à baila um assunto que de tão batido, já nem interesse tem, esse "querer doentio" já dá vontade de rir...
Como já é conhecido de todos, isto dos blogs de pessoas da FDL dá a volta à cabecinha de muita gente, vá-se lá saber porquê! Depois à mínima coisa, surgem mil e um comments anónimos com boquinhas, piadinhas, enfim, aquilo a que, infelizmente, já estamos habituados. Sendo assim, agora os comments serão moderados, sendo que só aceitarei os que são assinados pelo autor ou com um registo no blogger que consiga reconhecer como verdadeiro. Não suporto pessoas que se escondem atrás do anonimato...
Beijinhos!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?